As minhas lágrimas regam os sentimentos mais puros e verdadeiros e me fazem renascer a cada nova estação. (Mônica Caetano Gonçalves Maio/2011)
Registro na Biblioteca Nacional nº: 570.118

domingo, 28 de julho de 2013

Assim, também rock n’roll

Imagem: Fotografia de Bill Eppidge


Sem música a vida seria um erro. Acrescento a partir de Nietzsche em tom confessional, que talvez não a vida, mas eu com certeza seria um erro sem a música. Bem mais do que uma apreciadora, transito com facilidade entre os mais variados estilos e movimentos musicais. Apesar da preferência pelo jazz e os ritmos brasileiros de todas as épocas, não há como desconsiderar a influência do rock em todas as gerações que se seguiram à minha. A propósito do dia do rock, comemorado em 13 de julho, lembrei de vários fatos e histórias interessantes a respeito, que muita gente desconhece.

Com uma mistura de gêneros, afro-americanos em sua maioria, o rock surgiu entre as décadas de 1940 e 50, apesar de já encontrarmos seus elementos nas gravações country de 30 e nos blues de 20. Acredita-se que Alan Freed foi o primeiro a utilizar a expressão rock and roll referindo-se ao estilo, em 1951, já que até então o termo era uma gíria negra que remetia à dança e ao sexo.

Para quem acredita que Woodstock foi o marco inicial nos festivais de rock no mundo, uma surpresa: foi o Monterey International Pop Music Festival, realizado dois anos antes na Califórnia, o primeiro. Dele já participaram grandes nomes como Hendrix, Joplin, The Who e Stones. A propósito de Janis, também não foi ela a pioneira no gênero e sim Wanda Jackson, a Primeira Dama do Rockabilly.

Nos anos que se seguiram grandes nomes e ídolos foram se somando às inúmeras mudanças, revoluções e evoluções. Só não mudou - e nada indica que mude - a maneira revolucionária com a qual o rock’n roll escreve a sua trajetória na história da música. O jovem senhor chegou ao século XXI como um entre os mais importantes gêneros musicais, sem apresentar o menor sinal de cansaço e renovando-se sempre, sem revelar tendência alguma de deixar de existir.




Publicada no Jornal “O Pioneiro” em 28/07/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário