As minhas lágrimas regam os sentimentos mais puros e verdadeiros e me fazem renascer a cada nova estação. (Mônica Caetano Gonçalves Maio/2011)
Registro na Biblioteca Nacional nº: 570.118

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Colcha de Retalhos

Imagem: Bordadeiras, em Santana - Madeira

Trago em mim as longas tardes de cambraias, linhos e fios bordados e tecidos na varanda; de uma tradição de milênios, uma verdadeira colcha de retalhos pequenos e coloridos das tantas influências culturais que aqui desembarcaram. Uma entre as ricas expressões culturais, com uma característica especial: a de ser essencialmente feminina.

Há um mosaico composto ponto a ponto, na delicadeza plena de todas as linhas e tons que compõem a história das mulheres nas sociedades humanas de todos os tempos. Vou ao encontro das tantas Helenas, retratadas por Chico Buarque, tecendo longos e pacientes bordados à espera de seus heróis de Atenas, manifestando seus sentimentos de amor, saudades e solidão. De lá, viajo no espaço e no tempo para a ilha da Madeira de cinco séculos atrás, antes que o bordado se tornasse produto exportado para a Europa por sua grande beleza e qualidade e chego finalmente ao Brasil de meados do século XIX, época em que viveram minhas bisavós, das quais herdei as habilidades com as agulhas, bastidores e um ovo de cerzir meias que guardo carinhosamente.

A história do bordado acompanha, há muito e muito tempo, a trajetória das mulheres, trazendo as suas marcas em diferentes espaços, alinhavadas pelo modo feminino de ser, fazer e viver, perpassando pela submissão e exploração feminina, o cuidado dedicado à família e a criação da sustentabilidade, muito antes da palavra ou da era industrial que tornariam o conceito indispensável. Caminhando um pouco mais vimos as habilidades manuais se tornarem renda, como parte do processo de inserção da mulher no mercado de trabalho.

Hoje, quando as vejo por toda parte nas feiras de artesanato que sobrevivem pelo Brasil afora, sinto a força feminina nos caminhos de nosso gênero impressa por mãos incansáveis em seus trabalhos. Há uma parte da mulher que somos em cada pedacinho colorido, no bordado, nas rendas, crochês e tricôs. Na História, somos somente retalhos.

Publicada na Revista CAPITA Global News em 05/07/2013 http://www.capitaglobalnews.com.br/default.asp?url=emfoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário