As minhas lágrimas regam os sentimentos mais puros e verdadeiros e me fazem renascer a cada nova estação. (Mônica Caetano Gonçalves Maio/2011)
Registro na Biblioteca Nacional nº: 570.118

quinta-feira, 18 de julho de 2013

No divã

Imagem: Divã de Freud - Fonte: Google



Muito além das teorias, marco inegável no trilhar das Ciências Humanas, a obra de Sigmund Freud se apresenta com reconhecida elegância literária. Não foi à toa que Freud recebeu em 1930 o prêmio Goethe da cidade de Frankfurt, pelo valor científico e literário de sua obra. Para Bruno Bettelheim, um entusiástico estudioso, Freud expressou-se quase sempre com verdadeira eloquência, usando a língua alemã de forma magistral e freqüentemente poética.

A meu ver, o estudo da psicanálise, a partir de Freud, torna-se ainda mais interessante ao se atentar às influências das artes e da literatura, em especial da Poesia, em sua obra. A análise dos grandes mestres, pintores e escultores, merece um olhar minucioso. Aliás, nada mais freudiano do que o sorriso de Mona Lisa, diga-se de passagem.

Vamos aos poetas, já que o início dos meus estudos psicanalíticos coincidiu com a ousadia nos versos, abrindo caminhos para uma análise pessoal. Freud admite abertamente que os poetas conhecem o inconsciente e indica que através deles se pode ir além...

É marcante a presença de Goethe, com citações textuais ao longo de toda a obra, chegando a merecer um texto de 1917, tratando de memórias infantis, baseado na autobiografia do poeta, intitulada “Memórias: poesia e verdade”. Chego a uma esfíngica questão: Que relação haveria entre o uso do nome e do objeto divã em psicanálise e a obra Divan(Coleção de poemas em persa), de Goethe, publicada originalmente em 1819 e reeditada em 1827?

E concluo sobre a poética em psicanálise: De certa forma, ser psicanalista é possibilitar que o analisando escreva sua poesia, reconstrua seu passado, teça um novo mito sobre seu existir. Ao romper com uma série de limites do pensamento de sua época, Freud foi poeta a cada vez que o cientista ficava sem chão.



Publicada na Revista CAPITA Global News em 29/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário