As minhas lágrimas regam os sentimentos mais puros e verdadeiros e me fazem renascer a cada nova estação. (Mônica Caetano Gonçalves Maio/2011)
Registro na Biblioteca Nacional nº: 570.118

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Brincos de pérola



Imagem: Moça com brincos de pérola – Johannes Vermeer




Recentemente revi A moça com brincos de pérola, filme de 2003 produzido pelo Reino Unido e Luxemburgo, uma adaptação do romance homônimo de Tracy Chevalier. Na verdade é uma história inventada sobre a vida de Johannes Vermeer em torno de uma entre suas famosas e raras telas.
A pintura foge da beleza clássica e mostra-se mais bela por retratar uma holandesa comum em sua época, uma característica marcante na pequena obra conhecida do pintor que hoje reúne cerca de 35 quadros, já que alguns outros têm sua autenticidade questionada. Assim como as obras barrocas do período ressaltam um forte contraste entre luzes e sombras, o filme mostra um retrato de uma família européia do final do século XVII, ressaltando a diferença entre as classes sociais e a mente fechada e mesquinha das elites.
Foram dois os pensamentos que me vieram relacionados indiretamente ao tema. Um deles, aparentemente frívolo e feminino, reflete as mudanças no comportamento social nos últimos cinqüenta anos. O cotidiano agitado nos grandes centros por necessidade prática tornou a nossa forma de vestir mais casual e hoje não cabe mais o requinte das pérolas, antes quase obrigatórias, como adereço do dia a dia.
De outro ângulo, conclui-se que Vermeer é provavelmente o pintor mais famoso com uma obra tão pequena e como são poucos e imprecisos os dados disponíveis sobre sua vida e obra. É interessante observar o quanto isso fragiliza a História, na composição de uma figura notória nas artes dando margem à criação de uma imagem romanceada, um personagem que o representa, preenchendo as lacunas deixadas pelo tempo. Um exemplo nítido de como se criam mitos e lendas, que em outros tempos eram transmitidos pela linguagem oral através das gerações e que atualmente passam a povoar nossas fantasias, pelas belas imagens cinematográficas.
O Homem, seu mundo de idéias concretas ou abstratas e suas muitas formas de expressão na linha do tempo!





Publicada na revista CAPITA Global News em 19/07/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário