As minhas lágrimas regam os sentimentos mais puros e verdadeiros e me fazem renascer a cada nova estação. (Mônica Caetano Gonçalves Maio/2011)
Registro na Biblioteca Nacional nº: 570.118

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Uma história de amor



Imagem: Menina com bandolim – Pablo Picasso

A música brasileira é sabidamente considerada um manancial riquíssimo, merecendo inclusive o olhar de estudiosos dos quatro cantos do mundo. Cabe a nós reconhecê-la como uma linda história de amor, que bem poderia ser escrita, mais ou menos assim:

Eu nem queria mais sofrer a agonia da paixão, nem tinha mais o que esquecer, vivia em paz, na solidão. Não sei se o acaso quis brincar ou foi a vida que escolheu, por ironia fez cruzar o meu caminho com o seu.

Vieste de olhos fechados num dia marcado, com a cara e a coragem, com malas, viagens, prá dentro de mim. Me encontrou tão desarmada e antes que eu dissesse não, se instalou feito um posseiro dentro do meu coração.

Quando um coração que está cansado de sofrer, encontra um coração também cansado de sofrer, é tempo de se pensar, que o amor pode de repente chegar. Porque foste na vida, a última esperança encontrar-te me fez criança. Porque já eras meu, sem me dizer que vinhas e tuas mãos foram minhas com calma, meu coração ateu quase acreditou no que não passou de um leve adeus.

De repente, não mais que de repente fez-se de triste o que se fez amante. Breve pássaro pousado em minha mão bateu asas e voou. Só uma coisa me entristece: a jura secreta que não fiz, porque foste em minh'alma como um amanhecer, porque foste o que tinha de ser.

Volto ao jardim com a certeza que devo chorar, derramando sem querer a febre dos meus ais, pois bem sei que não queres voltar para mim. Queixo-me às rosas, mas que bobagem, as rosas não falam, simplesmente as rosas exalam o perfume que roubam de ti. Se falo em mim e não em ti é que nesse momento já me despedi, meu coração ateu não chora e não lembra, parte e vai-se embora.

* Músicas e poemas citados: As rosas não falam (Cartola), Teresinha (Chico Buarque de Holanda), Vieste e Acaso (Ivan Lins), Jura Secreta (Sueli Costa e Abel Silva), Soneto da Separação (Vinícius de Moraes), O que tinha que ser e Caminhos cruzados (Tom Jobim), Enquanto espero (João Bosco), Coração ateu (Sueli Costa).
Publicada na Revista CAPITA Global News em 23/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário