As minhas lágrimas regam os sentimentos mais puros e verdadeiros e me fazem renascer a cada nova estação. (Mônica Caetano Gonçalves Maio/2011)
Registro na Biblioteca Nacional nº: 570.118

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Imagem de Barros



Imagem: Casa de Pássaros – Martha Barros
               
Lá vai a menina, em seu vestido de chita, colorindo um verão de sua infância. Seca os longos cachos ao vento quente que o sol sopra, depois da brincadeira no riacho que faz curva que nem cobra de vidro cercando os fundos da casa. Sabe que a borboleta é uma cor que voa e pouco mais sobre o mundo que vê na televisão, na pequena cidade em que vive. Tudo aquilo que não sabe, inventa, fazendo com que seu universo seja imenso. Inventa navios com pequenas latas flutuando na água rasa, bonecas de gravetos, retalhos e meias velhas e se vê princesa, sem imaginar o príncipe encantado, na carruagem de caixa de fósforos puxada por um besouro.

Deitada sob as árvores do pomar desenha bichos e coisas nas nuvens de algodão que passeiam no céu. É lá que passa horas pensando na escola da capital, transvendo uma história sua que ainda está por escrever com as letras redondas e caprichadas que borda no papel. Só mesmo morando com a Dinda, naquelas casas esquisitas empilhadas sobre outras, que chamam apartamento. Terá que se acostumar a ficar sem o pomar e as flores do jardim, o canto dos pássaros que pintam o azul, o som distante do sino da igreja que anuncia o passeio na praça. Já sente saudades do algodão doce que perfuma os domingos e de tudo o que tem aqui e não poderá levar junto.

Acorda do que parece um pesadelo com a voz suave da mãe chamando-a de volta ao seu sonho. Lembra que é dia de feira, enxuga a lágrima que seria rio e segue feliz para ouvir as conversas das comadres, ver todos os verdes e o colorido doce das frutas. Na volta, desinventa a chuva que armou e por não ter amanhecido, só choverá em algum outro amanhã. 

É cedo, menina! Deixa que os traços os caminhos da vida desenhem.

Publicada na Revista CAPITA Global News em 17/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário