As minhas lágrimas regam os sentimentos mais puros e verdadeiros e me fazem renascer a cada nova estação. (Mônica Caetano Gonçalves Maio/2011)
Registro na Biblioteca Nacional nº: 570.118

domingo, 6 de outubro de 2013

Sem brincadeira

Imagem: Denise com carneiro branco – Cândido Portinari



Antes, criança era todo dia: pés descalços, pipa, esconde-esconde, bola de gude, bonecas de pano e lápis de cor. Até que inventaram de inventar dia para tudo, além dos santos. Na verdade, dia para tudo que as consciências precisam ser lembradas dos cuidados e atenção que lhes são devidos e ainda não encontramos o jeito de acolhê-los enquanto sociedade. Nem é preciso enumerá-los, já que faltam dias em nosso calendário para tantas faltas nossas, mas é sempre um bom exercício lembrá-los fora do dia que lhes é dedicado.

Ah sim, as crianças!

Logo que criaram um dia só, só para elas, a máquina que nos alimenta e consome, tratou de inventar uma maneira de amainar nossa culpa, até mesmo para o que a própria máquina nos obriga a deixar faltar aos pequenos. E sempre, daí em diante, antes mesmo que chegue outubro, nos abastecem com milhares de pedidos de desculpas coloridos, de todas as formas e preços, empilhados até o teto das lojas de brinquedos e de artigos infantis. São as armadilhas do mercado consumidor a nos induzir à crença de que é possível compensá-las pelo pouco tempo e disponibilidade que nos restam e por uma lista imensa de faltas, incluindo o planeta que estamos deixando como herança.

Ainda que não se possa reverter de todo a forma de se comemorar a data que nos é imposta, há muito mais a ser feito além de comprar o mais recente objeto do desejo infantil. Estimular a garotada na escola ou na vizinhança a doar brinquedos para crianças carentes ou organizar feiras de troca de brinquedos são ótimas opções. Somar um passeio ao ar livre num parque com os amiguinhos ou uma pequena viagem no fim de semana também será muito bom. E acima de tudo, dedicar a elas muito amor, atenção e respeito neste e em todos os dias, salpicados com sorvete, pipoca e algodão doce.



Publicada no Jornal “O Pioneiro” em 06/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário