As minhas lágrimas regam os sentimentos mais puros e verdadeiros e me fazem renascer a cada nova estação. (Mônica Caetano Gonçalves Maio/2011)
Registro na Biblioteca Nacional nº: 570.118

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Encontro marcado




Imagem: Foto de German Lorca


Muitas vezes, pouco se precisa para escrever uma crônica. A motivação pode vir de uma imagem, uma cena cotidiana e de um sem número de estímulos, como surgiu, numa boa conversa, uma pérola dita pelo amigo de tempos que nem o tempo conta: “É, desconfio que não estamos ficando mais jovens.” Ao riso imediato seguiram-se olhares silenciosamente pensativos que me trouxeram bons argumentos para refletir depois, em duas linhas de raciocínio. Ambas partem do princípio de que estamos sim, ficando jovens por mais tempo, tanto no início quanto no fim da linha.

Na ponta de cá, vemos grande parte dos jovens de classe média e alta espichando a adolescência e adiando as responsabilidades da vida adulta e produtiva, apoiados na necessidade crescente de especialização que o mercado exige a qualquer profissional que se pretenda bem sucedido. Com isto, quase sempre o amadurecimento emocional fica aquém do que se espera, face à dependência financeira da família ou pior, cria-se um embate constante entre o desejo de independência e a impossibilidade de exercê-la.

No outro extremo, graças aos avanços científicos especialmente na área da saúde, - tanto curativa, quanto preventiva - vemos nossa expectativa de vida aumentando em qualidade e quantidade. Quem antes era considerado idoso a partir dos cinqüenta, hoje será visto em academias ou pedalando, além de administrar dinâmica e produtivamente sua carreira e vida afetiva. Na prática, trocamos os chinelos pelos tênis. De novo percebemos a influência do way of life que o capitalismo nos impõe ao ficarmos - por sorte ou oportunidades - por mais tempo no mercado de trabalho apesar de, nem sempre ser uma opção e sim por uma necessidade imposta pela desproporcionalidade entre os valores das aposentadorias e os planos de saúde. Sem contar com o fato de que muitas vezes estamos financiando a formação de nossos jovens, filhos ou netos, ponto em que os extremos da linha se enlaçam.



Publicada na Revista CAPITA News em 28/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário