As minhas lágrimas regam os sentimentos mais puros e verdadeiros e me fazem renascer a cada nova estação. (Mônica Caetano Gonçalves Maio/2011)
Registro na Biblioteca Nacional nº: 570.118

domingo, 4 de agosto de 2013

O dia dos meus dias

Imagem: Amêndoas – Van Gogh
               
Também eu, queria chapinhar em poças d'água, saber universos nas pedrinhas brancas do caminho, sem o coelho da Alice correndo com as horas apressadas atrás de mim. Seria muito bom ter de novo aquela sensação de que o tempo passa manso e que o próximo aniversário ainda está longe de chegar.

Falo de ansiedade sim, mas não só aquela nossa, genuína. Há também a que nos é imposta, de fora para dentro. É esta que nos faz sentir o quanto perdemos entre o início da linha e o ponto final nos engarrafamentos inúteis nossos de cada dia. A vida moderna e especialmente a globalização nos rouba em nosso tempo, com as mais variadas e imprevisíveis situações, fazendo-nos sentir muitas vezes como se tivéssemos vivido um ano em um dia.

Além disso, somos impelidos a produzir cada vez mais e por mais tempo ao longo dos anos, para atender ao modelo imposto e aos caprichos do mercado de consumo. O modelo a que me refiro é o que aponta como objetivo maior o sucesso individual e para tanto, estudamos e nos especializamos mais e nos dedicamos com afinco cada vez maior ao trabalho. Pagamos com o que nos é mais caro por tudo que nos custa caro, muito mais do que podemos comprar, mesmo que em suaves prestações.

Sei bem que não há novidades aqui e que muitos são os que se dedicam a tratar seriamente sobre o assunto, sejam nas ciências sociais ou humanas, nas mais diversas áreas de cada uma delas. Apenas constato os caminhos, que muitas vezes sem escolha, sou obrigada a seguir sem sequer ver a paisagem ao redor. 

No fim das contas o que não quero é cantar Titãs sobre o meu próprio epitáfio. O devia ter e os pretéritos imperfeitos não me vestem bem. Neles cabe o que se deixou de viver e sentir sem o tempo para se refazer.


Publicada no Jornal “O Pioneiro” em 04/08/013

Nenhum comentário:

Postar um comentário