As minhas lágrimas regam os sentimentos mais puros e verdadeiros e me fazem renascer a cada nova estação. (Mônica Caetano Gonçalves Maio/2011)
Registro na Biblioteca Nacional nº: 570.118

domingo, 17 de março de 2013

Show de bola



Imagem: Foto: Divulgação/Secopa MG


Após a entrega oficial do Mineirão reformado, com a aproximação da Copa das Confederações e vistas à Copa do Mundo, o Governo mineiro, em suas duas esferas, está investindo alto, trazendo atrações internacionais à Belo Horizonte, para demonstrar que estamos bem preparados para receber os turistas e as representações internacionais.
Assim, depois da estreia com Elton John, no início de março - um espetáculo e tanto -, teremos Paul McCartney em maio, restando a confirmação do grupo Mettalica, prevista para abril.
Entretanto, como pude constatar, ainda há muito que fazer, já que a infraestrutura do Mineirão deixa muito a desejar. As instalações sanitárias não nos deixam esquecer de como eram antes; faltam opções de alimentação em todos os andares, apesar de vários bares, que servem bebidas, exclusivamente; poucos e às vezes inoperantes elevadores; inexistência de rampas de acesso, além do nosso velho e conhecido trânsito caótico na saída. Vê-se que as falhas que foram objeto de reclamação por parte dos torcedores, depois do jogo de abertura em fevereiro, e culminaram em multa para a concessionária e abertura de uma investigação pelo Ministério Público Estadual, permanecem sem solução, apesar de considerar que, para essas questões ainda há tempo para se remediar.
O mais preocupante é a falta de treinamento da imensa equipe de apoio e segurança, e o lamentável despreparo para atender as pessoas com mobilidade reduzida, apesar de louváveis esforços isolados de boa vontade. Não bastam que as belas estruturas de concreto e as obras viárias estejam de acordo com as normas internacionais. Urge que se prepare toda a mão-de-obra para atendimento ao público, o que pode perfeitamente ser feito, aliando-se a isso a conhecida cortesia mineira.
Fico na contramão do que vem sendo veiculado depois do show e da última visita da equipe de 60 técnicos da FIFA, num estádio absolutamente vazio e preparado para recebê-los. Para eles, o Mineirão está show de bola!

Publicada no Jornal “O Pioneiro” em 17/03/2013

2 comentários: