As minhas lágrimas regam os sentimentos mais puros e verdadeiros e me fazem renascer a cada nova estação. (Mônica Caetano Gonçalves Maio/2011)
Registro na Biblioteca Nacional nº: 570.118

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A um certo Poeta

Hoje, certamente, a forma seria outra.
Mas adoraria receber cartas suas e poder chamar-lhe de Amigo.
Um Amigo especial, um Poeta, que me aconselhasse a buscar a interiorização, a auto-observação e o conhecimento de mim mesma, aprofundando-me no meu próprio pensar, sentir e na minha interpretação pessoal do mundo, da vida e das emoções.
E que me dissesse para atentar aos meus sonhos e fantasias, buscando sempre a aceitação de minha natureza  e o crescimento pessoal.
Sei que em sua visão, assim encontraria a resposta sobre as razões que me levam a escrever poemas, além de dar-lhes uma nota única, inquestionável e artística.
Deve convir comigo, meu caro, que seguindo seus conselhos, sou duplamente agraciada, já que todo este processo resulta em amadurecimento e auto-análise.
E confidencio a você... Inicialmente, nada estava claro e flutuava na superfície de meu inconsciente. Havia um movimento em mim, uma busca, pela Poesia e pelos estudos em Psicanálise, que não imaginava estarem tão intrinsecamente ligados. Sim, a Poesia como catarse, sublimação e canalização adequada das minhas tendências à sedução, sem as conseqüências indesejadas dos insucessos passados.
Respondendo ao seu questionamento a outro Poeta, entendo agora que escrever poemas é uma necessidade, diria... Visceral.  Expressando o que e como vejo o mundo que nos cerca e as relações afetivas entre as pessoas.
A necessidade do ler-me para ouvir-me. Foi interessante perceber, como a cada releitura dos versos que escrevo, percebo uma nova nuance emocional, uma forma de sentir que ainda não era absolutamente clara.
Pois foi assim, Amigo Rainer, lendo indiscretamente suas cartas não dirigidas a mim, que pude entender-me melhor. Daí o desejo de que fossemos contemporâneos e pudéssemos estreitar uma relação verdadeira de amizade e quem sabe, comemorarmos juntos nossos aniversários.
Como diria você...
Com toda devoção e toda simpatia!
Sua,


À Rainer Maria Rilke – Relexões sobre ‘Cartas a um Jovem Poeta’
Rainer Maria Rilke, por vezes também Rainer Maria von Rilke, nascido em Praga, em 4 de dezembro de 1875 foi um dos mais importantes poetas de língua alemã do século XX.
 26/08/2011

2 comentários:

  1. Quando analiso
    A dinâmica mental de meu poetar
    Percebo que não sou passageiro da realidade
    Mas sim da fantasia, da imaginação...do meu sonhar.

    Então quando aprofundo
    Em meu próprio pensar
    Vejo que a virtualidade poética
    É um lindo lugar
    Para interagir, sentir...e viajar.

    Assim digiro minha interiorização
    Com a Poesia fazendo a interpretação
    Do que acontece e está para acontecer
    Dentro de meu SER.

    ResponderExcluir
  2. @!√ Lágrimas. No escuro. Mágica. Emocionada, Bravo. Bravíssimo @!√

    ResponderExcluir