As minhas lágrimas regam os sentimentos mais puros e verdadeiros e me fazem renascer a cada nova estação. (Mônica Caetano Gonçalves Maio/2011)
Registro na Biblioteca Nacional nº: 570.118

terça-feira, 14 de junho de 2011

Uma Mulher... Simplesmente!

Se lágrimas fossem remédio, eu estaria curada...
Se fossem um antídoto ou vacina, poderia tê-las doado para fins científicos...
Nem tudo que escrevo é poesia... Nem tudo escrevo... Há sentimentos tão intensos que ninguém os exprime em palavras, somente em sorrisos ou lágrimas, lágrimas entre sorrisos, sorrisos entre lágrimas...


Nenhum Poeta vive no Nirvana ou qualquer Universo diferente.  O que os ou nos diferencia é utilizarmos a poesia como forma de expressão, pouco ou menos usada pela maioria. Assim, colocamos em exposição nosso romantismo, emoções e sentimentos.  Sob este ângulo, cabe dizer que na maioria das vezes, nos inspiramos em nossas fantasias, quase nunca um poema é a expressão literal de nossa realidade afetiva...  Quem dera o fosse!
Muitos também retratam em poesia, o cotidiano, questões sociais, políticas ou culturais. Nesses casos, o tema é escolhido e há uma construção métrica e rítmica mais efetiva por parte do Autor, para que se preserve o sentido e a sequência do raciocínio. Aí se exige mais técnica, não é tão simples quanto rimar Amor e dor, mantendo-se um encadeamento lógico entre as estrofes.
Nem tanto, ou quase nada sobre técnica importa a quem não versa. Os apreciadores de poesia, em sua maioria, ocupam-se apenas com o encantamento que ela desperta.
E este é o ponto! O encantamento...
Não pretendo fazer uma apologia e menos ainda uma banalização da Poesia. Faço poemas sim, mas se comparada aos clássicos sou apenas uma aprendiz, no máximo artífice das palavras. Ainda que um dom, cada um de nós possui os seus e é isto que torna nossa diversidade tão rica e profunda.
Ninguém vive imerso em suas inspirações ou admirando e amando sua musa todo o tempo. Há momentos propícios para que me dedique à poesia em meio ao meu cotidiano conturbado como o de todo mundo. Muitas das vezes, fazer versos é uma válvula de escape às tensões do dia-a-dia, um tempo que dedico a mim mesma para relaxar, como se fosse um hobbie ou um lazer. Há quem prefira esportes radicais...
Isto não me torna especial e nem diferente de ninguém, nem me deixa alheia às realidades da vida e do mundo. Não me faz cega quanto à Política, nem surda aos apelos por Justiça Social.  Mantenho-me atenta e participante como todos, pelo menos, deveriam ser.
Além disto, a totalidade do que sou não está representada em meus poemas. Meus Amores e dores reais, meu lado mais humano, dos sentimentos menores, nada disto está lá. Não sou tão delicada, meiga ou submissa quanto possa parecer... Nem tão doce!! Posso ser ácida, às vezes até cáustica...

Enfim, uso outras cores,
Tenho outros temperos e sabores,
Meus segredos,
Minhas lutas e meus medos,
Meu dia-a-dia,
Não se transformam em Poesia,
Só quem convive comigo,
Entende o que agora digo...

Mônica Caetano Gonçalves – 18/04/2011

4 comentários:

  1. A poesia como parte da vida e do nosso cotidiano inusitado. Mas, sempre, POESIA !
    Um beijo Mona...

    ResponderExcluir
  2. "Nem tanto, ou quase nada sobre técnica importa a quem não versa. Os apreciadores de poesia, em sua maioria, ocupam-se apenas com o encantamento que ela desperta.
    E este é o ponto! O encantamento..."
    [...]
    "Enfim, uso outras cores,
    Tenho outros temperos e sabores,
    Meus segredos,
    Minhas lutas e meus medos,
    Meu dia-a-dia,
    Não se transformam em Poesia,
    Só quem convive comigo,
    Entende o que agora digo..."
    Sim, Monica. Sim. Brilhante!!!!! Bravo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Digo mais:
    Cores brilhantes..outros temperos e sabores deliciantes..segredos todos nós temos; medos, lutas isso é viver...a verdadeira poesia está em encarar a vida de frente...com rimas quando é hora de poetar...sem rimas quando é hora de prosear....mas o mais importante é deixar sempre nossa marca em algum lugar!!!
    Bjus minha amiga adorada...cada dia mais inspirada e inspiradora...Obrigada!! Bjuss

    ResponderExcluir
  4. A poesia é essa forma doce de ver o mundo na ótica de sentimentos puros...
    Amiga,fostes fundo na efervecência poética.
    Parabéns!

    ResponderExcluir