As minhas lágrimas regam os sentimentos mais puros e verdadeiros e me fazem renascer a cada nova estação. (Mônica Caetano Gonçalves Maio/2011)
Registro na Biblioteca Nacional nº: 570.118

terça-feira, 7 de junho de 2011

Um Ser Feminino


Pense nas quantas mulheres há em você, que a antecederam...Que tiveram um papel fundamental em sua vida, mesmo antes de você nascer... Que como formiguinhas seculares conquistaram a migalhas o direito de simplesmente ser...E proporcionaram a você a condição da Mulher moderna e atual...E também para os Homens por elas gestados e educados...
Deixaram também um legado... De continuar a conquistar a cada dia e com Amor, melhores condições humanas, sem distinção alguma... Seja de gênero, credo ou raça.
Não se trata de um texto feminista... O feminismo é um marco óbvio, mas a história mostra que as mulheres buscam melhores condições de vida para si e para os outros desde os primórdios. 
Certamente por sua atribuição geneticamente determinada, à maternidade... Isto inclui o cuidar e proteger o outro, preservar sua vida e conduzí-lo em seu desenvolvimento.
É por aí que penso o Mundo e espero vê-lo... Com uma visão feminina sobre e para a Humanidade!

"O enunciado proposto por Simone de Beauvoir -- "Ninguém nasce mulher: torna-se mulher" -- provocou um deslocamento da naturalização da condição feminina construída nos séculos XVIII e XIX e abriu um leque de possibilidades para pensar "o que o sujeito pode se tornar, sendo (também)mulher". O efeito social provocado pelas mulheres na luta por seus direitos introduziu a necessidade de pensar sua história. A partir daí, incorporou-se no horizonte do trabalho reflexivo o efeito histórico da relativização da 'essencialização' do feminino. Na medida em que foi sendo tecida uma história coletiva, puderam-se reconstruir histórias individuais e reinventar
projetos para o futuro."

(Mônica Caetano Gonçalves - 07/06/2011)

2 comentários:

  1. Linda reflexão Monica...
    Feminismo não é pensamento libertador. Feminismo na minha opinião é disputa e quem fica disputando o do outro não encontra o dele. A mulher que desenvolve seu pensamento e busca sua liberdade se destaca por se fazer mulher e isso é divinal!!!
    Bjus amada..seu blog é lindo...seus escritos nem preciso dizer...AMOOO

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu texto e e bom falar sobre a evolucao da mulher. Muito foi feito antes desse momento do hoje! Un beijo grande.

    ResponderExcluir