As minhas lágrimas regam os sentimentos mais puros e verdadeiros e me fazem renascer a cada nova estação. (Mônica Caetano Gonçalves Maio/2011)
Registro na Biblioteca Nacional nº: 570.118

domingo, 13 de janeiro de 2013

Trem de Minas


Imagem: Serro - MG

                A tradição cultural e tantas outras histórias do povo mineiro romperam suas fronteiras e passaram a figurar como parte integrante do perfil, dos hábitos e costumes do brasileiro, além de atrair os olhares dos povos de outras paragens que nos visitam. Assim foi com nossa música que invadiu os palcos do mundo e nossa gastronomia típica que ganhou as mesas em outros horizontes.
                Um dos melhores exemplos dessa abrangência gastronômica entre as iguarias brasileiras é o mineiríssimo queijo, fabricado de maneira artesanal em pequenas fazendas do interior de Minas, como os tradicionais da Serra da Canastra, do Serro e do Alto Paranaíba.
                Entretanto, como muitos sabem, após um decreto federal de 2000, estabelecendo normas sanitárias rígidas, esse queijo delicioso produzido a partir de leite cru, foi praticamente sitiado em seu estado natal não podendo mais ultrapassar as fronteiras de Minas.
                Muito além do prejuízo financeiro dos pequenos produtores, preocupa-me a possibilidade de perda dessa produção artesanal, passada de geração a geração e que está bem retratada no documentário “O Mineiro e o Queijo” de Helvécio Ratton. Uma tradição de mais de 300 anos, que no início era somente uma maneira inteligente de conservar o leite, que assim “curado” alimentava as famílias e os tropeiros da região, quando nem se sonhava com refrigeração.
                Há uma magia e muitos segredos nas receitas que as famílias guardam carinhosamente. Apesar de produzidos em todo o país, com as tais normas sanitárias, um queijo da Canastra só é legítimo se for produzido lá, como diz um dos fazendeiros: “Me perguntam o segredo. Eu digo que só vindo para a Canastra, senão é impossível fazer um queijo como o nosso”.
                Em cada lugar há um queijo com características próprias, influenciadas pelo clima e solo. Mas há diferenças muito mais sutis, mesmo nos queijos da mesma região e até da mesma fazenda.
                 E que persistam em criar encantamentos para o nosso paladar!
               
Publicada  na Revista Capita Global News e no Jornal “O Pioneiro” de 13- 01-2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário