As minhas lágrimas regam os sentimentos mais puros e verdadeiros e me fazem renascer a cada nova estação. (Mônica Caetano Gonçalves Maio/2011)
Registro na Biblioteca Nacional nº: 570.118

domingo, 6 de janeiro de 2013

Elegia a muitas viagens


Imagem: Praia de Itaoca – Fonte Google

Viajar é um grande prazer, afirmação que sempre me vem à mente associada à música Encontros e Despedidas, de Fernando Brandt e Milton Nascimento. É bem provável que todo esse anseio por voos, em respirar outros ares e estar em outras paragens se deva à condição mediterrânea e toda a atávica influência das bandeiras que aqui chegaram.
Dia desses, assistindo Elegia de Uma Viagem, filme de Alexander Sokurov, fiquei a pensar, não tão subjetivamente como ele, sobre as minhas próprias, nem tantas quantas gostaria; especialmente sobre o que mais encanta meu olhar.
É inadmissível negar as maravilhas das paisagens de um país com uma geografia espetacular como a nossa e tampouco negar o fascínio que o mar exerce sobre quem vê as ondas se insinuando num belo horizonte. Mas acredite, conhecer mais dessa nossa cultura plural e especialmente aproximar-me de nossa gente é o que mais me fascina.
Assim, descobrir esquecida nos 1700, tempo em que foi capital do Ceará, a pequena Aquiraz, hoje terra de rendeiras que cantam enquanto tecem e de jangadeiros, que colhem no mar o sustento. Em outro olhar, sentar-me ao lado do ancião, de mãos calejadas, esculpindo arte em madeira, a canivete, na região de Natal.
Mas há um canto, de lembranças doces, que povoa meus arquivos dos anos 80. Águas calmas e areia branca, a praia de Itaoca, na região de Itapemirim, guarda muitas histórias de gente boa e feliz em toda sua sabedoria e simplicidade. Lá passei vários verões, quando pouco mais havia além da vila dos pescadores. Uma comunidade acolhedora, que nos recebeu como iguais, participantes e atores daquele pequeno mundo imenso que a eles pertencia. Bom lembrar da alegria de Zizi com a vela nova para seu barco, das visitas à casa de Donino e das noites no forró, que nem era universitário.
E melhor é poder voltar para meu porto, trazendo toda essa gente comigo!

Publicada no Jornal “O Pioneiro” em 06-01-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário